a festa do gojanehj é realizada no tempo de milho verde.essa festa é realizada para agradecimento ao
gojanehj (espirito das aguas) por ter trazido semente do milho para o povo gavião. Dissem que antigamente a menina foi engravidada pelo espirito da água. Ela andava colhetando os ovos dos passaros da beira do rio. então ela encontrou os ovos do passarinhos, que chamamos de (I MÁXÚVXUV)que é um passarinho doo espirito das aguas pegando os ovos e os ovos quebrou na mão dela e a gema melou a parte íntima dela. Desde então ela engravidou. Era filho do espirito das águas. Passando tempo a barriga dela foi crescendo. Era no tempo das frutas. No tempo das frutas as mulheres indigenas gostam de buscar frutas no mato. Assim era naquele tempo. As mulheres iam para o mato buscar os frutos. Mas não consequia quase nada. Após as outras mulheres, a mulher que era gravida pelo espirito iam apanhar suas frutas. Ela trazia um paneiro cheio de frutas vendo assim as mulheres que foram primeiro, perguntavam como você conseguiu muitas frutas? - Nós não acharam nada lá! Era sempre assim.
Até que elas descobriram como ela conseguia. Era filho dela que estava no ventre dela que sai em forma do arco iris e iam para o alto das arvores derrubar as frutas para elas, e ela junbtava essas frutas e enchia a paneiro. As mulheres coriosas descobria como ela conseguia muitas frutas elas resolveram de ir atraz dela escondida, e elas viram arco iris sainda da vagina dela. Até no galho da arvoré. Assustada elas voltaram para a aldeia e avisaram a comunidade que a mulher estava gravida do espirito e foram ver-lo indignado com isso eles cortaram e o pedaço dela subiu para o céu. Era cabeça. E o rabo entrou novamente para o rabo dela e la continuo gravida com o rabo. Sempre a cabeça que foi embora para o céu aparecia para a mãe. Perguntando se ela estava bém, se o irmão tinha nascido, para ele fazer a roça para o irmão que irá nascer. Então ele fez a roça e plantou pela primeira vez o milho. A mãe foi para a roça e tirou um espiga e levou no paneiro de lenha um macaco de estimação. Pegou espiga do paneiro e levou pulando. as mulheres que ali estavam gritaram de quem era aquele milho de quem o macaco tinha pegado. O dono respondeu que era dela.
O goján ensinou a mãe preparar vários tipos de alimento com o mmilho; como: beijú, canjica, chicha, etc. Assim que surgiu o milho que surgiu o milho para o povo gavião.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário